Os animais são nossos amigos

Gaspar a relaxar com a "Mikas"O Centro Raríssimo da Maia, delegação Norte da Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, abriu-nos as portas e nós aceitamos o desafio.

Doenças raras… são tão raras que, tal como estes meninos e pais se confrontam com patologias diferentes e de difícil diagnóstico, também a população em geral nem sequer imagina que existem! Parece que o termo “doença rara” se adequa na perfeição. No entanto se dissermos que estão catalogadas entre 5 a 8 mil doenças raras podemos até achar que de raras não têm nada!

Nada disso, o facto de serem raras é precisamente porque a sua prevalência é extremamente baixa, na maioria dos casos de 1 ou 2 / 100.000. Sintomas e diagnóstico são difíceis de obter e cada caso difere do seguinte ainda que dentro da mesma patologia. Por isso mesmo, a Raríssimas tem como missão ajudar pais e familiares a ajudar estes meninos e proporcionar-lhes terapias apropriadas que tem que ser adaptadas especificamente para cada caso. 

Logo RaríssimasO Gonçalo, a Lili, o Gaspar, o Rafael e ainda outro Gonçalo foram os meninos que nos receberam. Com a ajuda dos fisioterapeutas a nossa “Sara” e o “Faísca” ajudaram na sessão. De salientar que a nossa “Sara” por ter um nome de pessoa confundiu estes simpáticos meninos até porque uma das suas terapeutas também tem o mesmo nome!!! Entendemos por isso que nomes de pessoas e/ou objectos não devem ser usados nos nossos “terapeutas de 4 patas”. Assim, a Lili não hesitou quando lhe perguntamos como se chamava o cão que estava á sua beira – “Mikasbecas” –

Só pode ser Mikas ou Becas, dissemos nós, ao que prontamente respondeu: Mikas.  Assim o “nome artístico” da nossa ajudante passou a ser Mikas.

Aqui deixamos imagens que valem pelas palavras! De notar que o menino deitado completamente relaxado e praticamente a dormir tem muita relutância ao toque de qualquer espécie e/ou textura…

01_Rarissimas
01_Rarissimas 01_Rarissimas
02_Rarissimas
02_Rarissimas 02_Rarissimas
03_Rarissimas
03_Rarissimas 03_Rarissimas
04_Rarissimas
04_Rarissimas 04_Rarissimas
05_Rarissimas
05_Rarissimas 05_Rarissimas
06_Rarissimas
06_Rarissimas 06_Rarissimas
07_Rarissimas
07_Rarissimas 07_Rarissimas
08_Rarissimas
08_Rarissimas 08_Rarissimas
09_Rarissimas
09_Rarissimas 09_Rarissimas