Os animais são nossos amigos

MariaJulho 2015 na APPACDM

Foi durante o mês de Julho que desenvolvemos várias atividades com os nossos cães na APPACDM - Associação Portuguesa de Pais do Cidadão com Deficiência Mental - Vila Nova de Gaia -

Sempre acompanhados pelos terapeutas ocupacionais, criamos vários cenários com vista a despertar motivação, alterações sensoriais, emoções e sorrisos!

Seven

 

 

 

Ler mais: APPACDM-Vila Nova de Gaia

Pré-escolarDe pequenino... a aprender a alterar comportamentos

Foi junto das escolas do 1º ciclo de São Felix da Marinha que, junto dos mais pequeninos, passamos momentos lúdicos e bem divertidos. Sensibilizar comportamentos na temática do abandono escolar e interação com os animais foi o nosso objetivo. Pensamos ter obtido bons resultados segundos as observações efetuadas pelas professoras responsáveis. Aqui ficam uns minutos...

Ler mais: Pré-escolar - Sensibilizar

Escola InclusivaEscola Inclusiva - EB1 Cedro

No âmbito das Jornadas Portas Abertas, da Escola EB1 Cedro, cujo tema era "Compreender a diferença / Escola Inclusiva", a Cães Amigos esteve lá. Fizemos uma pequena explicação sobre as Terapias Assistidas com Animais bem como sobre o projeto "Cães e Letras". Estavam presentes pais e alunos. De seguida fizemos uma pequena demonstração das terapias com alguns dos alunos referenciados pela diretora da escola, que são alvo de acompanhamento por parte do ensino especial da escola.

Ver em Jornadas portas abertas o resto do que se passou.

 

Atividade com cães

Foi nas instalações utilizadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de crianças com perturbações do espetro do autismo - APEE Autismo,que desenvolvemos uma atividade com cães no âmbito do serviço de apoio á intervenção social (SAIS).

As imagens falam por si: Pais, crianças e adolescentes com PEA, irmãos dos mesmos, voluntários da APEE que se dedicam a acompanhar estes meninos por todo o lado para que a sua segurança esteja constantemente assegurada (bem hajam) e nós passamos uma tarde muito muito divertida!

Tivemos um pouco de tudo: contato com os animais, brincadeiras com os números tendo a Sara, a labrador de serviço, como professora, um jogo para reconhecer as partes do corpo humano e do corpo do cão, aprendemos a jogar basket e... se não acertassemos a Sara ajudava a apanhar a bola, fizemos truques com os cães e o nosso miguelito insistiu ainda em imitar a sara, a sara rebolou para um lado e o miguel para o outro!

Se foi divertido?? Querem saber???   Tivessem vindo... agora resta-vos as fotos em video. 

Ler mais: APEE Autismo

Parceria Cães Amigos®, Escola EB2,3 de Sande-Marco de Canaveses e AniMarco

Projeto iniciado no começo do 3º período deste ano letivo pretende motivar um grupo de jovens da Escola EB2,3 de Sande para as suas práticas escolares bem como instituir espírito de equipa, lidar com a frustração, melhorar a autoestima, entre outros.
Este grupo de alunos está inserido na ART – Associação de Respostas Terapêuticas especializada no tratamento e reinserção de sujeitos que sofrem de dependências ou comportamentos de inadaptação e disfunção social.
Este projeto consiste na utilização de cães abandonados e/ou resgatados no meio envolvente pela Associação dos Amigos dos Animais do Marco de Canaveses – AniMarco com o objetivo de lhes ensinar as regras básicas de educação de forma a serem com mais facilidade adotados por uma nova família.

Assim, a probabilidade de serem devolvidos á associação é consideravelmente menor uma vez que serão animais mais equilibrados.

Ler mais: Projeto reintegrar

Gaspar a relaxar com a "Mikas"O Centro Raríssimo da Maia, delegação Norte da Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, abriu-nos as portas e nós aceitamos o desafio.

Doenças raras… são tão raras que, tal como estes meninos e pais se confrontam com patologias diferentes e de difícil diagnóstico, também a população em geral nem sequer imagina que existem! Parece que o termo “doença rara” se adequa na perfeição. No entanto se dissermos que estão catalogadas entre 5 a 8 mil doenças raras podemos até achar que de raras não têm nada!

Nada disso, o facto de serem raras é precisamente porque a sua prevalência é extremamente baixa, na maioria dos casos de 1 ou 2 / 100.000. Sintomas e diagnóstico são difíceis de obter e cada caso difere do seguinte ainda que dentro da mesma patologia. Por isso mesmo, a Raríssimas tem como missão ajudar pais e familiares a ajudar estes meninos e proporcionar-lhes terapias apropriadas que tem que ser adaptadas especificamente para cada caso. 

Ler mais: Raríssimas - Delegação Norte

Felicidade estampada no rostoVisita à Escola Básica e Secundária do Cerco

Dia 16 de fevereiro de 2012, a Cães Amigos foi visitar a escola Básica e Secundária do Cerco onde está sediado o Centro de Recursos Tecnologias de Informação e Comunicação do (CR TIC Porto).

O CR TIC Porto faz parte de um conjunto de 25 Centros sediados em agrupamento de escolas, decorrentes de uma política de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, de carácter prolongado, no ensino regular e da medida inserida no Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade.

Quando chegamos fomos recebidos com muita euforia por todos os alunos que já nos esperavam há alguns dias.

As professoras de educação especial: Fernanda Cerqueira, Celina Nobre, Catarina Pinto, Silvia Queirós já tinham a sala pronta e todos os meninos/adolescentes com idades entre os 7 e os 19 anos foram sentar-se esperando pacientemente….

Começamos por nos apresentar e promovemos um pequeno exemplo de várias actividades que podemos efectuar em pequenos grupos conforme os objectivos pretendidos pelos seus professores.

 

Ler mais: Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)

Respeitar os animaisCães amigos faz sensibilização...

Foi na 5ª feira passada que nós fomos visitar uma turminha de meninos com 4 e 5 anos ao infantário.

Tratava-se de lhes explicar como devem RESPEITAR os seus animais de companhia.

Vimos um filme que de forma simples explica a estes pequeninos que os nossos companheiros devem ser tratados com respeito, carinho e muito amor.

Aprenderam que todos gostam de muitas festinhas, aprender brincadeiras, passear e correr ao ar livre, jogar à bola entre outros.

No entanto também ficaram a saber que tal como os meninos gostam de ter o seu espaço os nossos amiguinhos também. Então não devemos chateá-los quando dormem, quando comem, não devemos puxar as orelhas nem o rabo, não gritar....

Ou seja, aprenderam que devemos interagir com os nossos animais como gostamos que façam connosco!

Por fim, a hora mais desejada: O Faísca e a Sara fizeram as delícias dos mais pequeninos bem como de educadoras e auxiliares.

Ler mais: Sensibilização no infantário Nª Srª Pilar

Actividade Assistida com Animais na semana do Idoso

Dia 1 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Idoso e nesse contexto o Lar de Montes Burgos promoveu uma semana com várias actividades lúdicas para todos os seus utentes, entre elas uma Actividade Assistida com Animais.

Prometemos voltar em breve!

Ler mais: Lar de Montes Burgos

Sara fez visita aos idosos do Lar de Atães - Gondomar

No passado dia 31 de Julho de 2011, decorreu no Lar de Atães (do agrupamento de Lares do CCD) uma atividade piloto de Atividades Assistidas por Animais.

Nesta acção o animal usado foi uma cadela Labrador de 8 meses de idade chamada Sara, e sua treinadora Raquel.

Ler mais: Visita ao Lar de Atães